Perguntas Frequentes

Se não encontrar uma resposta do que precisa, entre contato pelo nosso SAC.

O que preciso antes de começar a pintar?


O selador é um produto preparatório, indicado para ser aplicado em paredes recém rebocadas ou que possuírem uma superfície muito irregular. Suas funções são, basicamente, uniformizar a superfície e impedir que a alvenaria absorva a tinta — muito comum em paredes novas, que costumam possuir um alto poder de absorção. Ou seja, além de garantir um acabamento melhor e prolongar a fixação da pintura, o selador também proporciona uma ótima economia, sendo necessário menos demãos de tinta para ter um melhor resultado.




Como pintar uma parede?


Há uma sequência correta de como pintar uma parede, seguir essa ordem de passo a passo é importante para que o resultado saia como o esperado e suas paredes fiquem incríveis. A sequência correta de como pintar parede e o ambiente em geral são: Pintar primeiramente o teto; Em seguida realizar a pintura das paredes; Depois pintar portas e janelas do ambiente; Por fim, pintar os rodapés (caso seja necessário). Uma dica importante, antes de iniciar qualquer pintura no cômodo é preciso organizar o espaço, forrar o chão com jornais velhos e cobrir os objetos com lençóis ou panos velhos, isso é necessário para que os móveis e piso do local estejam protegidos de respingos de tintas que ocorrem durante a pintura. Agora, vamos ao passo a passo de como pintar parede: Lixar as paredes: É sempre importante lixar as paredes com uma lixa, esse procedimento serve para nivelar a parede e não deixar aqueles excessos de reboco que podem ficar visíveis após a pintura. As lixas 220 ou 240 são as mais finas e devem ser utilizadas se a sua parede estiver firme e sem excesso de reboco. Já as lixas 80 ou 100 que são mais grossas, devem ser usadas nos casos em que esse desnível estiver maior e mais grosso.




Para quê serve o Selador?


O selador é um importante componente no passo a passo de como pintar uma parede, pois ele servirá como uma camada preparadora para a tinta. Ele regulariza a parede e impedi que o acabamento fique manchado e por consequência a fixação da tinta da parede não fique adequada, prejudicando assim o resultado da pintura. O selador deve ser aplicado com o rolo de lã, através de movimentos de sobe e desce, devendo ser realizado em todas as paredes que serão pintadas.




Quando devo usar a massa corrida?


A massa corrida deve ser usada nas paredes para nivelar essas superfícies antes da aplicação de tinta, isso porque o produto uniformiza a área e ajuda na redução do consumo de tinta, pois ele diminui na porosidade da parede. A massa corrida deve ser aplicada com uma desempenadeira e uma espátula nos cantos. Após a aplicação você deve deixar o produto secar de duas a três horas, caso seja necessário, utilize a lixa novamente.




Qual a quantidade de demãos para pintar?


A primeira demão: Nesse passo é importante que você leia as instruções na lata de tinta escolhida, isso porque existem informações de como diluir e misturar para que a tinta fique uniforme e no tom escolhido. Coloque a mistura na bandeja e utilize o rolo de lã para a aplicação, evite encharcar o rolo, faça movimentos de vai e vem até que cubra toda a parede escolhida. A segunda demão: Em muitos casos é necessário aplicar uma segunda mão de tinta, sendo recomendado após quatro horas da primeira aplicação. Nesse caso como pintar parede? Segue-se o mesmo princípio da primeira aplicação, faça movimentos de vai e vem com atenção, redobrando os cuidados nos cantos das paredes do ambiente e por fim, esperar secar.




Como pintar parede já pintada?


Uma dúvida que pode estar passando em sua mente agora, como pintar parede já pintada? Calma, vamos te ajudar! Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme. A seguir é preciso limpar o pó que ficou nas paredes, com uma vassoura e pano úmido isso é facilmente resolvido, depois só seguir os passos de uma pintura normal, usar o selador, massa corrida para nivelar a superfície e por fim aplicar a tinta escolhida, sem segredos.




Como pintar parede com textura?


Paredes com texturas ficam lindas em qualquer ambiente, porém requerem um cuidado especial na hora de sua pintura. Então, como pintar parede com textura? Existem duas formas de se pintar uma parede com textura, com um pincel ou com o rolo de lã. Os passos a passo de como pintar uma parede devem ser seguidos, porém o que muda são as formas de aplicação da tinta escolhida na superfície. Caso você opte por um pincel, escolha um com as cerdas largas e macias, comece aplicando a tinta em uma direção diagonal, em seguida na outra, esse movimento é perfeito para cobrir toda parte texturizada. Mas, como pintar parede com o rolo? Nesse caso a parede com textura pode ser mais trabalhosa, mas ainda é possível. Encharque o rolo com a tinta escolhida e aplique ele na parede com movimentos sobrepostos, caso você observe que ainda restaram lugares em que a tinta não penetrou de forma adequada, faça aplicações em movimentos em formas de “V” seguidas de pinceladas verticais na superfície. A dica de como pintar parede com rolo em texturas é ter paciência, mas o resultado fica incrível.




Como pintar parede de gesso?


As dúvidas também surgem quando o assunto é como pintar parede de gesso, por isso vamos explicar como deve ser feito. Antes de aplicar a tinta é preciso nivelar e tampar alguns buracos que possam ter surgido na superfície, nesse caso devem ser utilizados com a ajuda de uma espátula materiais como gesso ou barro pré-misturado, use a lixa para deixar a parede lisa após deixar secar essa aplicação. Após limpar a parede para a retirada de pó e sujeira, você pode aplicar o selador, pois assim conseguirá selar as áreas que estejam desbotadas no gesso. Em seguida com um rolo, aplique a primeira mão de tinta, fazendo movimento sempre no mesmo sentido, sem pressionar muito o rolo. Deixe a parede de gesso secar e passe a segunda mão de tinta para um melhor acabamento.